Ryuview #1 – Spoilers

E esse é oficialmente o primeiro post de conteúdo do blog, Ryuview agora será o nome dos quadros onde eu darei minha perspectiva de determinado assunto, uma perspectiva aberta que instiga a reflexão.

E o primeiro assunto que eu resolvi abordar aqui são os polêmicos “Spoilers”. Não se preocupem, ironicamente não há nenhum spoiler no texto a seguir.

nospoilers-1

Siga tranquilo que tá favorável

Você sabe o que é um spoiler? É uma palavra inglês que em uma tradução livre seria algo como “estragar”, pois é isso o que o spoilers teoricamente fazem, estragam as surpresas contidas em histórias, sejam de animes, filmes, mangas, séries, jogos, livros, etc.

Se você não entendeu muito bem aqui vai um exemplo: O resultado do jogo de futebol entre Alemanha e Brasil na Copa do Mundo de 2014 é 7 a 1. Isso é um exemplo de spoiler pra quem não viu o jogo ainda, mas nesse caso quem não sabia disso é só quem realmente não tem nenhum interesse mesmo e provavelmente não mora no Brasil, porque aqui até aqueles que detestam o futebol já sabem do que se trata o famoso “7 a 1”.

hqdefault

Vai chorar?

Enfim, se você não sabia o que era um spoiler agora já tem uma noção, então vamos ao ponto que eu realmente quero chegar sobre o assunto, que é o debate sobre o spoiler estragar ou não a experiência de um filme/anime/manga/etc. O exemplo que eu vou pegar é do mais novo filme lançado de Star Wars, e nas últimas semanas houveram uma epidemia de gente soltando spoilers pelos quatro cantos da internet, pior ainda que isso teve mais gente ainda chorando e ficando extremamente bravas com o assunto.

Eu entendo a vontade de muitos em querer se surpreender totalmente, mas Star Wars: O Despertar da Força é o tipo de filme que não tem nenhum spoiler que estrague totalmente a experiência, acredite em mim, um spoiler ou outro não vai mudar a sua opinião final sobre o filme. A história não se sustenta em um único mistério o qual revelado a faz perder a graça e mesmo assim teve gente dizendo que não ia mais ver o filme porque tomou um spoiler qualquer, o que eu acho bem lamentável.

spoiler_man_by_anime_king_zi2

Oh não! Não vale a pena viver mais a vida, agora que você sabe que vai morrer no final!

Pra ser sincero, eu pessoalmente não gosto de surpresas e detesto surpresas ruins e por isso na maioria dos caso eu gosto de spoilers, gosto de me preparar pra saber o que vai acontecer, se for coisa boa, no caso de ser ruim é melhor eu já saber antes também pois ai eu nem perco meu tempo, é assim que eu faço antes de ver todos animes.

Porém, recentemente assisti a um anime chamado Rokka no Yusha (o qual sairá uma Review eventualmente), que me fez me arrepender de ter visto spoilers, pois tirou toda a tensão do anime que é sustentado pelo mistério, e é nesses casos que spoilers são realmente ruins, onde toda a trama é sustentada por mistérios, se você já sabe a resposta do mistério a história já perde a metade da graça.

rokka20no20yuusha20-200420-20large2002

É, infelizmente essa não foi a cara que eu fiz ao descobrir a revelação do mistério no final.

Mas devo admitir que são raros os casos de histórias assim, na maioria dos casos existem spoilers que aumentam a vontade de assistir alguma coisa, então minha reflexão é que pra você pense realmente se vale a pena ficar revoltado por qualquer spoiler.

E digo mais, se você realmente não quiser spoiler nenhum sobre um novo filme/jogo/anime/etc. Evite a internet. Sério, não adianta visitar sites onde você acha que estará seguro, já ouve casos até de spoilers em sites pornográficos (Não que eu possa confirmar por experiência pessoal) . Não adianta depois vir chorar ou esbravejar pela internet, os imbecis que saem dando spoilers querem justamente isso, eu pessoalmente não faço isso pois eu entendo quem gostam de se surpreender em tudo mas quando eu vejo alguém chorando por spoilers que tomou na internet eu acabo dando risada, afinal duvido que aquela pessoa tenha sido amarrada em algum lugar enquanto era obrigada a ler aquilo.

tumblr_inline_n1h9j2n3z21saz9f5

Aproveite a viagem 🙂

Minha conclusão é que nem todo spoiler é ruim, existem casos que spoiler nenhum estraga a experiência por completo como no novo filme de Star Wars, mas existem casos como Rokka no Yusha que certos spoilers podem tirar toda a tensão da trama e a deixá-la sem graça e existem casos como Mr Robot, uma série americana que recomento muito pra quem curte seriados, mas é melhor evitar qualquer tipo de spoilers senão vai perder mais do que a metade da graça da história.

E você, por fim, que conclusão chegou? É tolerante a spoilers que nem eu ou gosta de todo tipo de surpresa? Ou está em um meio termo? Não esqueça de comentar sobre o quadro também, tirando o nome que eu sei que é tosco o que achou dele, qual o próximo tema que você gostaria de ler sobre, ou se tiver alguma ideia para um novo quadro estou sempre disposto a ouvir.

Muito obrigado por ler até o fim, e não deixem de compartilhar sua opinião! Se quiser ficar ligado para todos os novos posts do blog é só curtir a página do facebook.

tumblr_nhko59lnin1tuszaio1_500

Bye!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s