Glossário

Glossário de Palavras que fazem parte (ou não) do mundo dos animes:

4-koma: Também chamado de Yonkoma (4コマ漫画) é um estilo de manga geralmente de comédia que se usa apenas quatro painéis para se contar uma história curta.

4-koma de Shingeki no Kyojin.

Ecchi (エッチ): Em tradução livre para o português seria algo como “obsceno”. Ecchi é um estilo de anime/mangá em que se tem cenas de conteúdo sexual implicado, mas nunca sexo explicito. São cenas mostrando peitos, bundas, calcinhas e outras coisas que o Japão considera “erótico” ou “sensual”.

 Highschool DxD. Grande exemplo do gênero eechi

Fanservice: Em tradução livre para o português seria algo como “serviço aos fãs”, são cenas de tons sexuais para o apelo dos fãs, geralmente mas não exclusivamente do sexo masculino. São de uma simples pose sexy para um nu total de certo personagem. Mas tenha em mente que órgãos genitais são sempre proibidos em animes e até mesmo censurados na maioria dos hentais.

Peitos, por que não? O nome do anime é Jinsei a propósito.

Harém: Estilo de anime em que o protagonista tem três ou mais interesses amorosos. Quando é uma protagonista chamam de “Harém Reverso”.

 Rosario+Vampire. Coitadinho não?

Hentai (変態 ou へんたい): é em japonês uma abreviação para a palavra ((変態性欲, hentai seiyoku) que significa algo como desejo sexual pervertido. Simplificando tudo: Perversão. Já da pra imaginar que estilo de anime que são os hentais, mas se não percebeu ainda são animes com conteúdo sexual adulto, simplificando, animação pornográfica japonesa.

Kuroinu Kedakaki Seijo wa Hakudaku ni Somaru. Foi necessário uma profunda e extensa pesquisa científica pra se descobrir isso…

Light Novel: Tradução literal seria algo como Romance Leve. São romances ilustrados geralmente no estilo anime/mangá, compilados de folhetins de revistas ou sites na internet.

   Light Novel de Sword Art Online

Panty Shot: Traduzindo literalmente seria algo como “cena de calcinha”. São cenas em que mostram a calcinha das personagens, algo considerado bem pervertido pelas terras nipônicas.

 Ah Japão e seus mil fetiches. Fonte: Bakemonogatari.

Seinen (青年漫画): tradução literal seria “jovem”. Seinen é uma categoria demográfica para mangás/animes, onde o publico alvo seria de adolescentes a jovens adultos. Geralmente possuem temas e conteúdo mais maturo que Shounens.

Gantz é um bom exemplo de Seinen, cheio de violência e putaria, longe do que uma criança comum deseja ver.

Shounen (少年漫画): tradução literal seria algo como “garoto”. Shounen é uma categoria demográfica para mangás/animes, onde o publico alvo seriam crianças e adolescentes. São animes com temas mais leves geralmente, é o gênero mais manjado e popular de animes.

Dragon Ball, One Piece, Naruto, Yu-Gi-Oh!, HunterxHunter, Samurai X e mais uma porrada de shounens que seria um saco de escrever o nome de todos.

Slice of Life: Gênero de anime onde o foco da história é o dia-a-dia dos personagens, onde se tem um ciclo diário ao invés de uma aventura. Geralmente esse ciclo envolve ir a escola ou trabalho.

Kokoro Connect

Tsundere (ツンデレ): Tsundere é uma combinação de duas palavras, tsuntsun (ツンツン) e deredere (デレデレ). Tsuntsun é a onomatopeia para “frio, brusco”, e deredere significa “tornar-se amável/amoroso”. Tsundere é um esteriótipo usado muito em animes e mangas pra personagens com tendências bipolares, embora eles não são exatamente isso. É mais como se eles tivessem vergonha (por algum motivo) em admitir que gostam de alguma coisa (ou alguém).

Taiga Aisaka de Toradora!, a tsundere mais famosa de todas. Caso não tenha visto ainda, assista logo e você entenderá perfeitamente o conceito de Tsundere.